segunda-feira, 20 de julho de 2009

Cinema: 15 grandes filmes de gângsteres


Como já disse, invariavelmente vou acabar falando de cinema, ainda mais que isso está cada vez mais presente em minha vida, tanto pelas trilhas quanto pela própria magia da arte de filmar. Segue uma dica bem legal...

Confira uma lista de 15 grandes filmes de gângsteres
Por Claudio R S Pucci - do Terra Cinema.

Em Scarface, de 1932, havia uma mensagem dos produtores explicando que o filme era baseado em fatos reais e mostrava as gangues que assolavam os Estados Unidos naquela época e pedia providências ao governo. O objetivo era horrorizar a população, mas o resultado foi justamente o contrário. A plateia amou os personagens e até Al Capone tinha uma cópia do clássico em sua casa. Assim são os filmes de gângsteres: acabamos por ficar mais encantados por aqueles tipos à margem da lei do que enojados. E Hollywood não deixa por menos e nos brindou com grandes obras nesses mais de 100 anos de existência. Veja uma lista de 15 grandes filmes sobre o tema:

1.Scarface (1932): a ascensão de Tony Camonte (Paul Muni) no submundo do crime de Chicago e sua obsessão por sua irmã o levam a entrar em guerra com outros chefes de gangues e com a polícia. Reproduzindo fatos reais, como o massacre do dia de São Valentim, e baseado na vida de Capone, o filme causou furor nos Estados Unidos e acabou sendo refilmado em 1983, desta vez mostrando gângsteres cubanos com Al Pacino.

2.Floresta Petrificada (1936): Humphrey Bogart lidera um grupo de bandidos fazendo cidadãos de reféns em um restaurante de beira de estrada, enquanto o escritor Leslie Howard procura um meio de salvar Bettie Davis.

3.Fúria Sanguinária (1949): James Cagney é Arthur Cody Jarret, um sádico líder de uma gangue de assaltantes com uma total devoção à mãe. Preso, acaba tendo como companheiro de cela um policial disfarçado e foge ao saber que sua mãe foi assassinada. A última cena, na refinaria, tornou-se clássica.

4.Horas de Desespero (1955): um dos filmes mais tensos já produzidos, mostrando Bogart e dois comparsas como bandidos fugidos da cadeia que fazem uma família de refém e os obrigam a continuar suas rotinas diárias sempre mantendo um membro vigiado.

5.Bonnie & Clyde, Uma Rajada de Balas (1967): a cinebiografia romantizada do casal Clyde Barrow e Bonnie Parker que aterrorizou o meio-oeste americano nos anos 30 assaltando bancos até o derradeiro encontro com os representantes da lei.

6.O Poderoso Chefão (1972): o melhor filme de máfia feito até hoje e um clássico absoluto na história do cinema, mostrando a história da família Corleone, chefiada por Don Vito, sua relação com os filhos Freddo, Michael, Sonny, Connie e Tom Hagen e a guerra de gangues na NY do pós-guerra. Teve duas continuações brilhantes.

7.Caminhos Perigosos (1973): primeiro grande sucesso de Martin Scorcese, estrelado por Harvey Keitel e Robert De Niro com a história de um rapaz na dúvida entre tomar controle dos negócios do tio no bairro de Little Italy em Nova York ou ganhar poder através do crime e proteger seus amigos de infância.

8.Era uma vez na America (1984): parte da trilogia americana do sempre sensacional diretor Sergio Leone (iniciada com Era uma vez no Oeste) é uma obra-prima que aborda a vida de gângsteres judeus na Nova York dos anos 20 aos 60. No elenco, James Woods, De Niro e Joe Pesci.

9.Os Intocáveis (1987): Brian de Palma romanceia a história real de Elliot Ness e sua luta para colocar Al Capone atrás das grades. O filme tem várias imprecisões históricas (como a morte de Frank Nitti), mas se salva graças à magistral interpretação de Robert De Niro como o famoso gângster. Deu um Oscar a Sean Connery.

10.Os Bons Companheiros (1990): brilhante filme que tira o glamour dos mafiosos e os mostra como violentos, racistas e descontrolados. Baseado em fatos reais, conta a trajetória de Henry Hill (Ray Liotta) na gangue de Paulie Cícero (Paul Sorvino) até ser pego pelos federais e entregar seus chefes. Joe Pesci como o psicótico Tommy DeVito dá um show à parte.

11.Cães de Aluguel (1992): a grande estreia de Quentin Tarantino no cinema é um espetacular exercício de cinema abordando um bando de criminosos assaltando uma joalheria e se dando muito mal, mas com a história sendo contada de forma não-linear. Dois anos depois o submundo seria revisitado pelo diretor no clássico Pulp Fiction.

12.Donnie Brasco (1997): a história real do agente do FBI interpretado por Johnny Depp que se infiltrou na gangue de Benjamin Ruggiero (Al Pacino) e acaba desenvolvendo uma amizade forte com o mafioso ao mesmo tempo em que vê sua vida pessoal ruir com a missão.

13.Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (1998): Guy Richie (o ex-marido de Madonna) em seu segundo filme, na história de quatro caras que, devendo uma fortuna para gângsteres londrinos, resolvem dar um golpe em cima de uma gangue de assaltantes. É um dos filmes mais violentamente engraçados já produzidos e que lançou as carreiras cinematográficas de Jason Statham (Adrenalina) e Vinnie Jones (o fanático de X-Men III).

14.A Máfia no Divã (1999): brilhante comédia que explora ao máximo a figura do mafioso e os maneirismos de Robert De Niro. Um criminoso com síndrome do pânico passa a fazer terapia e transforma a vida do psiquiatra (Billy Cristal) num verdadeiro inferno. Destaque para Joe Viterelli como o capanga Jelly e Chazz Palminteri como o chefe de uma gangue rival.

15.Cidade de Deus (2002): as gangues nos morros cariocas em um dos melhores filmes nacionais já feitos. Projetou o diretor Fernando Meirelles para o exterior e figura em 17º lugar na lista dos melhores 250 filmes do site especializado IMDB. Para quem nunca viu, conta a história de dois moleques da favela de Cidade de Deus, Buscapé e Dadinho, e os caminhos que a vida traçou a eles, o primeiro se tornando fotógrafo e o segundo traficante de drogas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.