terça-feira, 28 de abril de 2009

Music & Songwriting

Music & Songwriting

Como disse no primeiro post do blog, não quero falar aqui apenas sobre escrever e compor, sobre letras de músicas, mas sobre música em geral.

Assim como uma casa precisa de um alicerce que sustentará toda sua estrutura, acredito que uma música (não instrumental) necessita de uma boa letra, que sustente uma boa melodia e que sua estrutura provoque e desperte sensações e emoções em quem ouve.

Eu sou brasileiro, paulista, mas componho em inglês. Na maioria dos lugares que toco músicas próprias ouço a mesma pergunta: Porque não em português??? Minha resposta é sempre a mesma, e mesmo assim, as vezes fico cansado de responder isso, acho que vou fazer uma camiseta dizendo:

Escrevo inglês porque:

1. Em português quase nunca consigo expressar o que realmente sinto
2. Minhas maiores influências foram e são grandes compositores americanos e ingleses
3. Inglês é a lingua universal, quero fazer sucesso no mundo todo.

Temos: Woody Guthrie, que influenciou Bob Dylan, que influenciou John Bon Jovi, que me influencia e espero influenciar alguém com meu estilo de compor.

Dentro dos mesmos estilos, temos no Brasil: ...............................
Aí vc´s dizem: temos Chico, temos Elis, temos Jobim, claro reconheço e admiro todos... Jamie Cullum diz que uma de suas maiores influências é Elis, mas ele toca Jazz.
De Rock n Roll quais os grandes nomes do Brasil??? já sei: Cazuza, Renato Russo, etc etc, mas não concordo, e nem os acho tão brilhantes assim, muito menos exemplo de alguma coisa.
Brasil é pobre no Rock n roll, infelizmente.

Minha missão é mudar isso, mas vai ser compondo e tocando em inglês, porque é assim que é.

Trilha do dia: Bob Dylan - Tell Tale Signs

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.