quarta-feira, 29 de abril de 2009

Era da "Overdose da informação"



Passamos da era da Tecnologia da informação para a era da "overdose da informação".

Quando estava na faculdade, ouvia muito se falar em tecnologia da informação, globalização, bla bla bla...
Entendia e compreendia e sempre fui a favor da tecnologia e da informação, mesmo quando só ia atrás de informações específicas.

Hoje ampliei um pouco minha busca por informações, tento saber e aprender um pouco de tudo (mesmo sabendo que é praticamente uma utopia) e sofro. Sofro pois quando passo um dia sem ler os meus feeds (RSS) , jornais, revistas, sinto que o mundo mudou e eu não fiquei sabendo. Basta um dia sem informação para ficarmos "alienados" e "perdidos no tempo".

Hoje temos ipod´s com capacidade de 240gb, eu mesmo tenho mais músicas do que consigo efetivamente ouvir. Como músico, me sinto na obrigação de pesquisar e conhecer ainda mais, mas deve existir algum tipo de filtro para isso, só tenho que descobrir. Não são só os ipods, temos milhares de informações relevantes hoje, sobre economia, política, esportes, saúde, cultura, entretenimento, e além disso temos as redes de relacionamento, que se não atualizarmos acabamos como fantasmas: twitter, google isso, google aquilo, youtube, blogspot, facebook, myspace, orkut, ilike entre muitos outros.

Diante de tudo isso fico confuso, sou um viciado em informação, mas acho que as vezes me faz mal, quando exagero sinto meu cerebro queimar e acredito que não seja o único. Mas mesmo assim, parece uma competição, e ganha quem tiver melhor facilidade em assimilar a maior quantidade de informações possíveis.

Outro ponto que não comentei foi a veracidade das informações. Muitas vezes se acompanhamos um único meio, acabamos não sabendo de tudo, ou da verdade, a mídia é manipulada e desenhada para gerar buzz, polêmica e ibope e não para transmitir informação 100% real. Tudo é muito rápido e muda muito rápido, como saber se as fontes são confiáveis??

Bom minha única dúvida é: Onde vamos chegar assim?
Diante disso só posso citar um trecho de uma música que escrevi:

"Slow down, slow down, you´re moving too fast and with a rithym like that
you only spin around, spin around, real life real love don´t give up, baby slow down"


Trilha: Slash Snakepit - It´s five o´clock somewhere

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.