quinta-feira, 23 de julho de 2009

Sabia que uma gravadora recusou os Beatles? Confira outros fiascos...



Sabia que uma gravadora recusou os Beatles? Confira outros fiascos...

Executivos, produtores, e caça-talentos cheios de feeling trabalham todos os dias em gravadoras e selos buscando músicos com potencial para gerar lucro e produzir música de qualidade. No entanto, todo o preparo e experiência do mundo não são suficientes para que alguns "escorregões" aconteçam no meio do percurso. Confira alguns dos maiores fiascos no mundo da música.

Decca Records diz não aos Beatles
Buscando um contrato para o quarteto de Liverpool, Brian Epstein, empresário dos Beatles no início dos anos 60, bateu na porta de Dick Rowe, executivo da gravadora Decca Records e implorou para que ele assistisse uma apresentação da banda em Liverpool. Chegando lá, Rowe se irritou com a chuva e a massa de fãs que tentava entrar no local. O empresário não só negou um contrato para a banda como fez uma previsão pra lá de errônea: "bandas com guitarras estão em decadência".

Selo não se interessou por Bob Dylan
No início da década de 60, quando Bob Dylan assinou com a Columbia, em 1961, o compositor assinou um contrato no valor de US$ 1000 com a Leed/Duchess, companhia que cuidaria dos direitos autorais de sua música. Após um ano, com o desinteresse da empresa, Albert Grossman, empresário de Dylan, simplesmente cancelou o negócio pagando o valor de volta. Resultado? Bob Dylan foi assinado com a M. Witmark & Son. Depois de registrar 237 músicas do cantor, incluindo seu maiores hits, a companhia somou milhões de dólares rapidamente nos anos que se seguiram.

Wilco recebe duas vezes para gravar o mesmo CD
Em junho de 2001, a banda Wilco finalizou o álbum Yankee Hotel Foxtrot. O resultado não agradou David Kahne, diretor da gravadora Reprise, famoso por produzir os álbuns do Sugar Ray. Sem querer fazer mudanças, o grupo deixou a gravadora e assinou com a Nonesuch, que, assim como a Reprise, também é subsidiária da AOL Time Warner. Com isso, a banda recebeu duas vezes da mesma empresa para lançar o mesmo álbum. Yankee Hotel Foxtrot é o disco mais vendido do Wilco até hoje.

Os caros discos do REM
No meio da década de 90, época em que as vendas de CDs disparavam, a Warner assinou um acordo com o REM, banda de Michael Stipe, no valor de US$ 80 milhões pelos próximos cinco discos do grupo. Para que a gravadora tivesse algum lucro, era necessário que os americanos vendessem ao menos três milhões de cópias de cada um dos cincos CDs. A expectativa exagerada não se confirmou. Up, de 1998, vendeu apenas 1/5 desse valor. Até hoje não se sabe quanto que a gravadora perdeu, mas é um dos valores mais altos já negociados na música.

Geffen investe milhões em CD imaginário do Guns 'n' Roses
Com o estouro do Guns 'n' Roses no início da década de 90, parecia certo que a Geffen deveria continuar investindo no grupo mesmo com a saída da maior parte dos integrantes. No entanto, a instabilidade de Axl Rose no comando banda acabou fazendo com o que o lançamento de Chinese Democracy virasse uma novela. Resultado: após 17 anos de especulações e mais de US$ 13 milhões gastos, o álbum finalmente saiu. No entanto, depois de tanta expectativa, o álbum foi um fracasso com os fãs e a crítica em função de seu tom esquizofrênico.

Gravadora processa Neil Young por "não fazer disco de Neil Young"
Na década de 80, Neil Young fez um acordo com a Geffen para lançar seu próximo álbum e fechou um contrato. Após as gravações, em 1983 saiu o álbum Trans, um disco caminhando no experimentalismo cheio de sons de sintetizadores. Após descobrir uma brecha no contrato, a gravadora processou o compositor e pediu US$ 3 milhões por "não fazer álbuns de Neil Young". O guitarrista retrucou a medida com outro processo, este no valor de US$ 21 milhões.

Columbia Records perde Alicia Keys e 50 Cent
Surgindo no começo da década de 90, Alicia Keys era uma das esperanças da música na época. Em função dos altos valores envolvidos no acerto com a cantora, a Columbia preferiu interromper a negociação para não ter que pagar os produtores que iriam trabalhar com ela. Alicia então assinou com a J Records, onde vendeu, até hoje, mais de 20 milhões de discos.
Além de Alicia Keys, a Columbia deixou escapar outra esperança de vendas. O rapper 50 Cent havia acabado de gravar o single How To Rob para tentar chamar a atenção de sua gravadora. Porém, após o famoso episódio de 2001, quando 50 foi baleado 9 vezes, os executivos preferiram dispensá-lo. Desde então, o comportamento polêmico de 50 Cent o consagrou como um dos rappers mais respeitados e ricos do cenário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário.