quinta-feira, 23 de julho de 2009
Há 10 anos, morria David Ogilvy
Minha formação é publicitária, gosto mais de entretenimento disparado, mas o que é a publicidade senão entretenimento para fomentar a venda de produtos? Diante disso, segue um post que considero importante. Um dos livros que mais gostei sobre publicidade foi: Confissões de um publicitário - David Ogilvy.
Do Meio e mensagem:
Há 10 anos, morria David Ogilvy
Uma década após a morte de um dos maiores nomes da publicidade mundial, o seu legado permanece mais vivo do que nunca
Na última terça-feira, 21, completaram-se 10 anos da morte de um dos maiores visionários da publicidade mundial. Em 1999, falecia em seu castelo na França o britânico David Ogilvy, aos 88 anos.
Fundador da Ogilvy & Mather em 1948, ainda sob o nome original Hewitt, Ogilvy, Benson & Mather (a empresa adotaria o atual em 1965), ele transformou a empresa em um dos nomes mais relevantes para a publicidade mundial. E o mais impressionante é que ele conseguiu isso tendo feito seu primeiro anúncio apenas com 40 anos. Antes disso, sua rica experiência de vida englobou desde um emprego como chefe de cozinha, até agente secreto e fazendeiro.
Protagonista da primeira abertura de capital de uma agência, Ogilvy acabou saindo do cargo de Chaiman em 1973, aposentando-se. A opção pelo mercado de capitais acabaria resultando na aquisição da empresa pelo grupo WPP de Martin Sorrell em 1989, por US$ 864 milhões, em um processo polêmico até hoje.
Ogilvy chegou a declarar que se tratou de uma "experiência dolorosa, principalmente porque poderia não ter acontecido se eu tivesse resistido à venda de nossas ações 25 anos antes". De qualquer modo, como bom gentleman, ele trabalhou três anos como presidente não-executivo do WPP, pois, como declarou depois, preferiu deixar o orgulho de lado quando a batalha estava perdida.
Mesmo com o entrave, Sorrell disse, quando da morte de Ogilvy, que poucas pessoas tiveram tanto impacto no mercado publicitário mundial como ele. ?David está ao lado dos grandes, como Bill Bernbach, Raymond Rubicam, Leo Burnett, Stanley Resor, James Webb Young e talvez alguns outros", disse o chefe do WPP.
Quando a agência completou 60 anos no ano passado, foi anunciado um novo conceito global, "Being More David", que indica uma aproximação aos valores de seu fundador (confira reportagem aqui). É a prova de que seu legado continua mais vivo do que nunca na publicidade.
Confira algumas de suas frases:
"Se cada um de nos contratar pessoas menores do que a gente, nos converteremos em empresas de anões. Se contratarmos pessoas maiores, seremos uma empresa de gigantes".
"A publicidade faz a ponte entre realidade e mágica"
"A menos que a sua campanha contenha uma grande idéia. Ela passará despercibida como um návio à noite".
"Sou considerado um dos mais férteis inventores de grandes idéias,e, no entanto, na minha longa carreira de redator, não tive mais de vinte delas, se tanto".
Trilha do dia: Little Big Town - The road to here
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui o seu comentário.